REQUERIMENTO Nº 010/2017
Autoria : Vereadora Soraia Bubniak (PHS)
Súmula: “Requer informações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se vem sendo feito um acompanhamento junto a estabelecimentos do ramo de mecânicas e lavacar, com relação à destinação dos resíduos oriundos dos serviços de lavagem de peças e de veículos realizados pelos mesmos”.
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Excelentíssimos Senhores Vereadores:
Cumprindo com seu papel de fiscalizar e acompanhar a questão ligada à área pública, a matéria assinada por esta Vereadora REQUER, após ouvido e anuente o plenário, que se envie pedido de informações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se está havendo algum acompanhamento junto a estabelecimentos do ramo de oficinas mecânicas e outras que trabalham com produtos químicos, bem como empresas de lavacar instaladas em nossa cidade, no tocante ao descarte correto de resíduos de lavagens de peças e veículos, e se estão seguindo as normativas de fossas sépticas para descarte desses tipos de produtos, bem como devido recolhimento por empresas especializadas.
Sala do Plenário, em 09 de março de 2017.
Vereadora SORAIA VALÉRIA BUBNIAK
JUSTIFICATIVA:
Recebemos queixas de cidadãos preocupados com a questão ambiental que está havendo despejo de dejetos de algumas empresas de lavacar e de oficinas situadas em nossa cidade, próximos de córregos e arroios, e que acabam por alcançar o Rio dos Patos, com danos ambientais significativos. Inclusive, pescadores amadores afirmam que alguns peixes capturados no rio estariam com cheiro de óleo diesel, e que já observaram manchas desse tipo de produto na água. Assim há de a secretaria informar se está sendo efetuado esse tipo de acompanhamento.