ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Novo projeto:
 
HINO DE PRUDENTÓPOLIS TEM ATUALIZAÇÃO DE LETRA E MÚSICA
 
10/08/2017
Fonte: assessoria
Músicos Osni Siqueira e Felipe Salanti participaram da apresentação oficial do projeto
Crédito:

Por iniciativa de um Projeto de Lei instituído pela Câmara Municipal de Prudentópolis, o Hino Municipal de Prudentópolis sofreu uma completa reformulação e atualização de sua característica original, após sessenta anos de sua criação por legislação própria. O projeto, transformado em Lei Municipal número 2261/17, passa a ser oficializado a partir deste dia 12 de agosto, data de aniversário de emancipação político administrativa do município. A nova versão atualizada do hino foi apresentada pela câmara durante reunião de trabalho realizada na terça-feira, 08, antecedendo a sessão legislativa, onde participaram os vereadores e representando o Município as Secretárias Audia Volanin, da Educação e Nadir Vozivoda, da Cultura. O Presidente Marcos Roberto Lachovicz ao justificar a iniciativa do legislativo em promover esse trabalho de repaginação do hino, destacou que havia plena necessidade dessa mudança, haja vista a qualidade musical do mesmo, bastante deficiente e ultrapassada, além da própria letra. "Após a emancipação do Município de Guamiranga, a versão original que falava de Imbituva a Guarapuava estava desatualizada. Além disso, o mesmo se referia apenas à comemoração do aniversário da cidade. Assim, propusemos à autora da letra, professora Aura de Moura Cordeiro esse novo projeto, a qual aceitou de pronto a ideia e fez as alterações com essas mudanças atuais", destacou Lachovicz.

Ao mesmo tempo foram contatados músicos profissionais de nossa cidade, Osni Siqueira, Joani Siqueira e Felipe Salanti, para trabalharem no projeto de repaginação musical, com arranjos instrumentais envolvendo várias participações e mantendo o estilo eslavo, típico da colonização e da própria letra inicial. A versão original do Hino Municipal de Prudentópolis, foi criada através da Lei Municipal número 105, de 11 de agosto de 1956, durante o mandato do então prefeito senhor Afonso Ditzel, com letra escrita pela professora Aura Moura Cordeiro, e composição musical da Irmã Benedita Matuiko, da Congregação das Irmãs Servas de Imaculada Virgem Maria. Conforme a legislação aprovada, o mesmo deveria ser cantado em dias de festas cívicas de Prudentópolis e a intenção, à época, foi alusiva às comemorações dos festejos do cinquentenário da cidade, com sua execução durante desfile cívico realizado na avenida São João Batista.

 A iniciativa do Poder Legislativo Municipal em promover essa repaginação do hino municipal, se deu em virtude de muitas cobranças que havia ao longo dos últimos anos, haja vista a qualidade musical do mesmo, plenamente ultrapassada e com tom descompassado à realidade atual, bem como conflitos da própria letra, justamente em virtude de se dar justamente para a data de aniversário, além de aspectos relativos às divisas territoriais, que foram alteradas quando da emancipação do município de Guamiranga, ou seja, a letra original destacava o triângulo feliz, se referindo de Imbituva a Guarapuava. Passaram-se diversas legislaturas e administrações sem que houvesse uma ação efetiva nesse sentido, passo que nesta legislatura, houve a tomada de decisão de se fazer essa atualização do hino. Inicialmente, por respeito e reconhecimento, foi feito contato inicial com a autora da letra, professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro, se poderia fazer essa atualização da letra, adaptando essas questões relativas ao tópico do trecho onde falava especificamente da data de aniversário e das municípios limítrofes, que foram alterados. De pronto, houve a plena colaboração da professora Aura, a qual enviou um esboço inicial da alteração, com adaptações adequadas à nossa realidade.

Paralelo a isso, houve também a busca de profissionais do meio musical, buscando essa repaginação musical, mantendo-se os princípios básicos da música, seguindo-se a versão eslava, típica de nossa imigração e da própria versão original, que baseou-se em uma marchinha ucraniana. Buscou-se inserir instrumentos musicais dos mais diversos, que mantivessem essa tonalidade e musicalidade típica da etnia, inclusive acordeon. Através de contato com os profissionais Osni Siqueira Júnior, Joani Siqueira e Felipe Salante, além de arranjos musicais de outros profissionais envolvidos no projeto, alterando o  original, que seguia uma série de tópicos musicais da época. Houve muita dificuldade em adaptar a letra à nova musicalidade, sendo necessária mais de uma composição, até que se chegasse a um ponto onde música e letra se encaixassem dentro dos moldes musicais atuais. Essa iniciativa foi tomada pela câmara e mostra um projeto arrojado, inovador e plenamente necessário para ser modernizado e adequado à execução em solenidades municipais.

A nova versão aprovada por Lei Municipal e que é a oficial, está disponível para ser baixada no site da câmara municipal de Prudentópolis, no menu à esquerda, tópico "hino" e a lei aprovada entra em vigor a partir deste dia 12 de agosto de 2017, data de aniversário de Prudentópolis, revogadas as disposições em contrário.

 

 
 Galeria de Fotos
Msicos Osni Siqueira e Felipe Salanti participaram da apresentao oficial do projeto Advogada Ayra Grande de Moura Cordeiro, neta da professora Aura, autora da letra, falou em nome da autora
 
 Outras Notícias
» VEREADOR ÉDER DA SAÚDE ASSUME COMO PRESIDENTE DA CÂMARA
» PONTO FACULTATIVO FERIADO MUNICIPAL DE SÃO JOSAFAT
» JAISON KHUN VOLTA AO LEGISLATIVO MUNICIPAL
» VEREADOR BUDNIK PEDE LICENÇA NA CÂMARA
» PORTARIA
» QUATRO VEREADORES CONSEGUEM A REELEIÇÃO PARA UM NOVO MANDATO
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600