ÚLTIMAS NOTÍCIAS / COMUNIDADE
 
CMARA E COMUNIDADE DISCUTEM ALCOOLISMO, DROGAS E VIOLNCIA
 
25/03/2009
Ver. Canderoi Explica ações do Projeto
Crédito: Marcelo Colman

Um encontro coordenado pelo presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, Vereador Canderói Mainardes Filho, onde participaram dezenas de lideranças de vários setores de nossa comunidade, serviu para discutir um problema que ganha proporções alarmantes em nossa cidade, o alcoolismo, consumo e venda de drogas e a violência. Aproximadamente 150 representantes de segmentos como escolas, igrejas, associações, conselhos, entidades de classe, administração municipal, órgãos de segurança, segmentos culturais e recreativos, além do próprio Legislativo discutiram por aproximadamente três horas o quadro encontrado atualmente em nosso município, em especial, a situação na Avenida São João aos finais de semana. Consumo de bebidas alcoólicas em plena via pública, invasão do passeio pelos comerciantes que colocam mesas e cadeiras para fregueses consumirem bebidas, som alto em vários locais, interrupção do trânsito, prática de manobras perigosas e rachas com veículos, brigas generalizadas nas duas praças centrais, quebra de garrafas e litros no meio da avenida, comércio e consumo de drogas abertamente, prostituição e aliciamento de menores, foram os pontos mais discutidos e abordados pelos participantes, durante a abertura de discussões do encontro. A idéia é de se organizar um grande movimento comunitário, com engajamento dos mais variados órgãos e setores possíveis, onde todos darão sua parcela de contribuição e participação, em caráter permanente.
 Nesta primeira reunião, lideranças como o Delegado de Polícia, Comandante da Polícia Militar, Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, presidentes de Conselhos Tutelar, Anti-Drogas, Caps, de Igrejas e da administração municipal, expuseram os pontos mais críticos, ações que são desenvolvidas atualmente e atitudes que podem ser tomadas de imediato, para iniciar com um plano anti-drogas e violência na comunidade. Após toda essa explanação, houve o debate aberto dentre os presentes, onde se lançaram idéias, atitudes, ações e soluções para muitos casos. Mas, de acordo com o presidente da Câmara, Vereador Canderói Mainardes Filho, há de se montar uma estrutura ampla e envolvente, para se trabalhar com metodologias, a baixo custo e com ações voltadas basicamente para os principais problemas. O Vereador montou um organograma onde estão relacionadas comissões de trabalho, em diversos setores, que podem atuar nas áreas mais afins, com vistas a levantar problemas e indicar soluções. São, inicialmente cinco essas comissões de trabalho e suas respectivas áreas, onde as pessoas podem se inscrever para participar e levantar os problemas e apontar soluções. Primeira comissão é a legislativa, que busca levantar todas as legislações existentes nesse sentido e observar se há necessidade de se criar novas leis municipais no combate aos abusos. Participariam dela, membros do Legislativo, Judiciário, Assessoria Jurídica da Prefeitura, OAB, dentre outros. A segunda comissão é a de fiscalização, que teria por atribuições verificar toda a situação documental de estabelecimentos comerciais, infrações cometidas, questão sanitária, menores, prostituição, abusos e outros aspectos ligados a essa área. Estariam compondo essa comissão de fiscalização representantes da Secretaria de Administração, do Setor de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Civil, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, dentre outros da área.
 A terceira comissão de trabalho é a de prevenção e educação, que ofereceria cursos, palestras, treinamentos, orientações, acompanhamentos, visitas, principalmente na área escolar e juvenil. Estariam relacionados segmentos como Secretaria de Educação, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Assistência Social, Diretores de Escolas, Igrejas, Polícia Militar, Conselho Comunitário, Conselho Anti-drogas, Conselho de Juventude, Centro Psico Social, Alcoólicos Anônimos, Centro de Assistência Social, Programas do Menor, Acta e Merr, além de outros. A quarta comissão é a de saúde e assistência social. Como a própria nominação já indica, trabalharia no atendimento direto com os problemas gerados pelo alcoolismo, drogas e violência. Tratamento e internamento de dependentes químicos, assistência às famílias vítimas da violência, palestras a profissionais e à comunidade, entre muitas ações. Ficou inicialmente traçada as participações das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Caps, Cras, Hospitais, médicos, MERR e ACTA, afora outros que ingressarem posteriormente. Por fim, a comissão de esporte, recreação e cultura, que terá incumbência maior de oferecer atrativos à toda a população, para que tenham opções e entretenimento para evitar o vício e a violência. Atividades culturais como danças, teatro, música, artesanato, folclore, história,  leitura, poesia, etc. Na área esportiva, torneios, campeonatos, promoções esportivas, escolinhas diversas, principalmente aos finais de semana, à noite e alcançando bairros e vilas. Na área de recreação e lazer, ruas de lazer, passeios recreativos, visitas, promoções nas próprias ruas e praças, shows artísticos infantis, peças teatrais em escolas, palestras e outros do gênero. Foram incluídos, inicialmente, entidades como grupos folclóricos, museus, escolinhas de esportes, Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, grupos teatrais, corais, bandas e outros segmentos.

 
 Galeria de Fotos
Ver. Canderoi Explica aes do Projeto
 
 Outras Notícias
» CONVITE SESSÃO SOLENE
» CÂMARA VOLTA A TER SESSÕES EM 06 DE AGOSTO
» VEREADOR BELÓ PEDE LICENÇA E POLOVEI ASSUME COMO SUPLENTE
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600