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MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO É ALTERNATIVA | |||
02/06/2010 | |||
O Código Nacional de Trânsito, criado e implantado em 1997, passou a estabelecer inúmeras regras e normas para essa área, inclusive com penalidades severas às infrações cometidas. Em 1998, foi delegada aos municípios, a competência para municipalizar o sistema viário, com legislação adaptada à própria condição existente, seguindo-se, porém, a legislação federal. São quatro parâmetros estabelecidos como o planejamento, organização, a direção e o controle do sistema, aliado a criação de um Conselho Municipal de Trânsito, que pode discutir todos esses aspectos, levantando problemas e indicando soluções. Prudentópolis já exige uma atenção maior voltada ao setor, para iniciar um disciplinamento e direcionamento futuro, sob pena de ter conseqüências danosas. Quem opina a respeito é o chefe da 97ª. Ciretran, Fernando Lopes Ribeiro, que apresentou essa situação na própria Câmara Municipal, ao Presidente Canderoi Mainardes Filho e aos Vereadores, durante explanação feita em sessão legislativa, onde entregou um completo levantamento estatístico a respeito. Para ele, é impossível falar de trânsito sem números comparativos. Como exemplo, citou números da frota de 2001, e sua evolução até 2009, no município. São 6.721 veículos cadastrados na época, contra 16.449 atualmente, o que dá uma noção do aumento de unidades veiculares, isto apenas dos que estão emplacados aqui, afora o montante que roda com placas de outros municípios, que pode ultrapassar um total de 20 mil unidades. O mesmo se registra em números de habilitações emitidas. Em 2004, quando foi criada a Ciretran em nossa cidade, o número de documentos era de 467, contra 4204 emitidos em 2009.
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