VEREADORES: JOSÉ AMILCAR PASTUCH - PP.
 
INDICAÇÃO N°. 047/2025
 

 

INDICAÇÃO N°. 047/2025

Autoria: Ver. JOSÉ AMILCAR PASTUCH;

 

Súmula: Indica à Concessionária Via Araucária,  solicitando um estudo para a construção de retornos ao longo da BR-277 e da BR-373, no Município de Prudentópolis, visando permitir a continuidade do transporte escolar municipal, conforme especifica;”

 

Excelentíssimo Senhor Presidente;

Excelentíssimos Senhores Vereadores:

 

                                      O Vereador que o presente subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, após ouvido e anuente o Soberano Plenário, INDICA À Concessionária Via Araucária, na pessoa do senhor Diretor-Presidente, Sr. Sergio Santillán, para que estude da necessidade da realização de inclusão em projeto futuro de obras de duplicação, a construção de retornos ao longo da BR-277 e da BR-373, no Município de Prudentópolis, considerando a necessidade de deslocamento do transporte escolar municipal ao longo dessas rodovias.

Sala do Plenário, em 06 de março de 2025.

 

 

 

 

Vereador JOSÉ AMILCAR PASTUCH

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

                                      A Via Araucária é a concessionária responsável pelos trechos contidos no Lote 06, que abrangem as rodovias BR-277/PR e BR-373/PR. O contrato de concessão prevê investimentos em infraestrutura, manutenção e operação das rodovias do lote. No município de Prudentópolis, existem trechos que serão afetados pelas obras previstas no contrato, o que tem gerado preocupação entre os moradores que residem próximos à rodovia. Atualmente, muitas comunidades vizinhas utilizam do mesmo transporte escolar para se deslocarem até o Colégio Estadual do Campo Capitão Domingos Vieira Lopes, na localidade de Rio da Areia e ao Colégio Estadual do Campo Pref. Antonio Witchemichen em Jesuíno Marcondes. Essas comunidades estão situadas em lados opostos da rodovia Br-277, e não dispõem de acessos adequados, como rotatórias. Dessa forma, o motorista do transporte escolar é forçado a cruzar a pista diversas vezes para apanhar os alunos, para garantir que as crianças e adolescentes cheguem à escola a tempo. O percurso é demorado e os alunos precisam sair de suas casas muito antes do horário da aula, pois o ônibus precisa passar por todas as comunidades antes de seguir para o destino final. A situação tende a se agravar com as obras de duplicação previstas para o trecho em questão. Embora a duplicação seja necessária e bem-vinda, a ausência de acessos, trevos ou retornos pode tornar o transporte escolar ainda mais custoso. Caso não sejam previstas soluções adequadas, o motorista poderá ser forçado a percorrer trajetos ainda mais longos para apanhar os alunos, já que o retorno mais próximo se encontra a uma distância considerável. Diante disso, considerando o itinerário do transporte escolar realizado pela Prefeitura de Prudentópolis e as intervenções viárias previstas, vemos da necessidade da realização de um estudo para analisar a situação relatada e viabilizar a construção de retornos/trevos e vias de acesso ao longo dos trechos afetados pela duplicação. Acredita-se que a implementação de retornos contribuirá para minimizar os impactos causados à comunidade escolar e demais moradores da região.

 

  Anexo
 
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